Aproveitando o lançamento oficial da programação do Carnaval Multicultural do Recife 2014, vamos falar hoje de uma das bandas mais influentes do país e que, para a felicidade geral, vai tocar no carnaval esse ano:
Nação Zumbi!
Muitos sabem que, por ser uma banda bem popular não só em Pernambuco, mas no Brasil todo, é comum que Nação Zumbi toque no carnaval. Mas o que muitos por aí fora podem não saber é que, no ano passado, NZ foi um dos artistas que decidiram NÃO tocar no festival multicultural, como forma de protesto ao governo do estado de Pernambuco e à Prefeitura do Recife, por conta dos atrasos nos pagamentos de cachês de artistas locais.
![]() |
show da Nação Zumbi no Carnaval do Recife |
Foi um ano carnavalesco meio que "órfão" para os fãs de Nação, que sempre vão ao Marco Zero ou aos polos descentralizados para ver a banda tocar.
Mas esse ano, eles estão de volta!!! (Ô Glóoooriaaa!!!) E também prometem lançar cd novo.
A história da banda começa nos anos 90, quando, antes de ser chamada de Chico Science & Nação Zumbi, foi apresentada pela primeira vez como Loustal e Lamento Negro em um festival em Olinda (1991). Mas logo em seguida, Chico Science (fundador) e Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S.A., fundaram o movimento Manguebeat, com o lançamento do Manifesto dos Caranguejos com Cérebro.
![]() |
Chico Science & Nação Zumbi |
A banda é considerada como umas das que abriram as portas para o rock nacional, assim como Raimundos e Planet Hemp, e adquiriram fama internacional com a turnê do cd Da Lama ao Caos, em 1994. Seus cds Da Lama ao Caos e Afrociberdelia são considerados clássicos do rock nacional.
Após a morte precoce e de grande impacto do líder Chico Science (em 1997), a banda ficou alguns anos sem lançamentos. Foi apenas no ano 2000 que um cd com inéditas foi lançado: o Rádio S.amb.A, com o novo líder da banda nos vocais: Jorge du Peixe, que já era membro do grupo e deixou a alfaia para assumir a frente da Nação Zumbi.
![]() |
Chico Science |
Desde então, a banda passou por algumas mudanças em sua formação, mas manteve sempre seus principais integrantes: Pupillo, Jorge du Peixe, Lúcio Maia, Gilmar Bola 8, Dengue e Toca Ogan, chegando depois, Marcos Matias, Gustavo da Lua e Ramon Lira.
A mudança maior é mesmo o fato de não termos mais Chico. As formas de apresentação, a voz e a características artísticas de Chico e Jorge não muito diferentes, então podemos dizer, sim, que existe uma Nação Zumbi antes e depois de Chico Science. Eu não vejo isso com uma coisa ruim, que possa descaracterizar o estilo original. Claro, a morte precoce de Chico foi uma merda, sim! Mas a Nação Zumbi de hoje amadureceu e conseguiu manter seu status de influência, levando o Manguebeat para as paradas nacionais e para a vida da população. Então, de alguma forma, Chico continua vivo e o pessoal fazendo bem o seu trabalho.
![]() |
Capa do cd Fome de Tudo |
Em 2007, NZ, lançou o cd Fome de Tudo, muito bem recebido pela crítica nacional e considerado um dos melhores álbuns lançados naquele ano.
E, finalmente, após sete anos sem nada de novo, o grupo anunciou em novembro de 2013 que iria lançar um cd novo no ano seguinte (estamos nele, babe!) patrocinado pelo projeto Natura Musical. Os fãs aguardam ansiosos pelas novidades da banda!
E carnaval tá na porta! Então, se você é de Recife e proximidades, ou não, é de longe mesmo e tá pensando em passar o carnaval na capital de PE, incluam o show de Nação Zumbi nos seus calendários. O impressionante mesmo é observar os fãs da banda no show. São um show a parte.
Abaixo vocês conferem um vídeo da canção "Hoje, Amanhã e Depois", do dvd gravado ao vivo no Marco Zero.
Beijos!
Marcela
Adorei
ResponderExcluir